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Nossos artigos em revistas científicas, capítulos de livros, dissertações e teses orientadas.

No Influência nós produzimos pesquisas empíricas e teóricas que se concentram principalmente em

– Aplicações da psicologia social a diversas áreas

– Metodologia de pesquisa

– Estatística

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Os itens estão organizados cronologicamente e disponíveis em pdf sempre que possível ou direcionados para as editoras.

– Iglesias, F., & Valentini, F. (no prelo). Correlação. In C. Faiad, M.C. Ferreira, F. Coelho, & F. Iglesias (Eds.), Pesquisas quantitativas: Teoria e práticas. Petrópolis: Vozes.

– Iglesias, F., & Valentini, F. (no prelo). Teste t. In C. Faiad, M.C. Ferreira, F. Coelho, & F. Iglesias (Eds.), Pesquisas quantitativas: Teoria e práticas. Petrópolis: Vozes.

– Iglesias, F. (no prelo). Influência social. In R. Saraiva & G. M. Castilho (Eds.), Psicologia do testemunho ocular: Aplicações no contexto investigativo criminal. Porto Alegre: GrupoA.

Oliveira, A. N., Pereira, J. J. S., & Rodrigues, C. M. L. (aceito). Análise bibliométrica de pesquisas teóricas e empíricas sobre e-atmospherics. Revista Administração em Diálogo – RAD.

– Caldas, L.S., Iglesias, F., Melo, I.R., & Lyra, R.L. (aceito). Persuasion at different levels of elaboration: Experimental effects of strength, valence and ego depletion. Temas em Psicologia.

– Senna, I., Iglesias, F., & Vasconcelos, A.M.N. (aceito). Parque público e criminalidade: Preditores ambientais da percepção de (in)segurança. Gerais: Revista Intersinstitucional de Psicologia.

– Franco, V.R., Iglesias, F., & Mello, I.R. (2018). Pedir desculpas: Categorias e efeitos em três tipos de relacionamento interpessoal. Psico-USF, 23(4), 741-750. Ver publicação

– Franco, V.R., Valentini, F., & Iglesias (2018). Introdução à análise fatorial confirmatória. In B. Damasio & J.C. Borsa (Eds.), Manual para desenvolvimento de instrumentos psicológicos (295-322). São Paulo: Vetor. Ver publicação

– Lino, D., & Matsunaga, L. H. (2018). Perfil criminal geográfico: novas perspectivas comportamentais para investigação de crimes violentos no Brasil. Revista Brasileira de Criminalística, 7(1), 7-16. Ver publicação

– Valentini, F., Franco, V.R., & Iglesias, F. (2018). Introdução à análise de invariância: Influência de variáveis categóricas e intervalares na parametrização dos itens. In B. Damasio & J.C. Borsa (Eds.), Manual para desenvolvimento de instrumentos psicológicos (347-374). São Paulo: Vetor. Ver publicação

– Corrêa-Ribeiro, R., Iglesias, F., & Camargos, E. F. (2018). What do physicians know about homosexuality? Translation and adaptation of Knowledge about Homosexuality Questionnaire. Einstein, 16(3), eAO4252. Ver publicação

– Leandro-França, C., Iglesias, F., & Murta, S.G. (2018). Futuro e aposentadoria: Evidências de validade para uma medida de perspectiva temporal. Psicologia: Organizações e Trabalho, 18(2), 1-6. Ver publicação

– Jones, J. (2018). The science of advertising: Experts’ intuitions and usage of behavioral change principles to influence consumers [A ciência da publicidade: Conhecimento intuitivo e uso de princípios de mudança comportamental por especialistas para influenciar consumidores] (Dissertação de mestrado). Universidade de Brasília, Brasília. Ver publicação

– Cruz, L.A.G., & Iglesias, F. (2017). Comunicação pró-ambiental: Estratégias informarcionais, comportamentais e de framing em cartazes. Psico-RS, 48(4), 306-316. Ver publicação

– Nobre-Sandoval, L.A., Murta, S.G., Farias, D.A., Vinha, L.G.A., Miranda, A.A.V, & Iglesias, F. (2017). Múltiplos olhares sobre o engajamento de participantes do Programa Famílias Fortes. Investigação Qualitativa em Saúde, 2, 925-934. Ver publicação.

– Franco, V.R. (2017). Excuse giving, social decision making, and Bayesian statistics: The mathematical psychology of an attributional process. Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília, Brasília. Ver publicação.

– Murta, S.G., Nobre-Sandoval, L.A., Duailibe, K.D., Miranda, A.A.V., Vinha, L.G.A., & Iglesias, F. (2017). Efeitos percebidos do Programa Famílias Fortes no Brasil conforme a visão dos pais: Um estudo com grupos focais. Investigação Qualitativa em Saúde, 2, 1513-1522. Ver publicação.

– Saraiva, R. B, & Iglesias, F. (2016). Cooperation under pressure: Time urgency and time perspective in social dilemmas. Time & Society25(2), 393-405. Ver publicação.

– Iglesias, F., Franco, V. R., Gisler, J., & Piasson, D. L. (2016). Vieses cognitivos entre consumidores num dilema social simulado: Falso consenso, erro fundamental de atribuição, de ator-observador e de autosserviço. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 32, 1-8. Ver publicação.

– Damasceno, R., Franco, V. R., Sarmet, M.M., & Iglesias, F. (2016). Hierarquia social e atribuição causal em auto e hetero-avaliações de desculpas. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 16(2), 401-413. Ver publicação.

– Matsunaga, L.H. (2016). Prevenção criminal por meio da análise do ambiente físico e social. Ciência & Polícia, 1(2), 1-12. Ver publicação.

– Neves, L. M. G. S., & Iglesias, F. (2016). Pontualidade do professor: Atribuições causais de alunos em sala. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 67(3), 62-74. Ver publicação.

– Bertucci, J., Florentino, R., & Iglesias, F. (2016). Os caminhos dos ciclistas em Brasília/DF. Em V. Andrade, J. Rodrigues, F. Marino & J. Lobo (Eds), Mobilidade por bicicleta no Brasil (pp. 51-75). Rio de Janeiro: PROURB/UFRJ. Ver publicação.

– Nepomuceno, M.V., Saad, G., Stenstrom, E. Mendenhall, Z., & Iglesias, F. (2016). Testosterone and gift giving: Mating confidence moderates the association between digit ratios (2D:4D and rel2) and erotic gift-giving. Personality and Individual Differences, 91, 27-30. Ver publicação.

– Marinho, A.L.C. (2016). Buying money: Indebted’s profile and causal attributions by consumers, bank managers and financial educators in credit use. (Dissertação de mestrado). Universidade de Brasília, Brasília. Ver publicação.

– Bertucci, J., Florentino, R., & Iglesias, F. (2016). O perfil do ciclista e os mitos sobre o uso da bicicleta no Distrito Federal. Brasília em Debate, 13, 32-37. Ver publicação.

– Nepomuceno, M. V., Saad, G., Stenstrom, E., Mendenhall, Z., & Iglesias, F. (2016). Testosterone at your fingertips: Digit ratios (2D: 4D and rel2) as predictors of courtship-related consumption intended to acquire and retain mates. Journal of Consumer Psychology26(2), 231-244. Ver publicação.

– Ribeiro, G.S. (2016). The marketing of news: Online information consumption, persuasion and trust (Dissertação de mestrado). Universidade de Brasília, Brasília. Ver publicação.

– Valentini, F., Iglesias, F., Mourão, L., Laros, J.A., & Ferreira, M.C. (2015). Análise de regressão multinível: Exemplo prático. Em M.C.R. Silva, D. Bartholomeu; C.M.M. Vendramini & J.M. Montiel (Eds.), Aplicações de métodos estatísticos avançados à avaliação psicológica e educacional (pp.135-152)São Paulo: Vetor. Ver publicação.

– Ramos, E.M.S. (2015). Consumption and happiness: Effects of informational value and payment method (Dissertação de mestrado). Universidade de Brasília, Brasília. Ver publicação.

– Saraiva, R. B., Gastal, C. A., Campelo, G., & Iglesias, F. (2015). Escala de Urgência com o Tempo e Ocupação Constante: Adaptação, validade e versão reduzida. Psicologia: Reflexão e Crítica, 28, 639-648. Ver publicação.

– Saraiva, R. B., Iglesias, F., Araújo, C., Micas, G.F., Lima, C.C., & Costa, M.V. (2015). Conformidade entre testemunhas oculares: Efeito de falsas informações nos relatos criminais. Psico-USF, 20, 87-96. Ver publicação.

– Cruz, L.A.G. (2015). Framing effects and pro-environmental behavior: Persuasive strategies in signs and a measure of goal-frames (Dissertação de mestrado). Universidade de Brasília, Brasília. Ver publicação.

– Damasceno, R., & Iglesias, F. (2014). Táticas de persuasão de vendedores em shopping-centers: Um estudo de campo. Psicologia Argumento, 32, 187-195. Ver publicação.

– Caldas, L.S. (2014). Persuasion, self-confidence and resistance: A dual-processing perspective on consumer fraud (Dissertação de mestrado). Universidade de Brasília, Brasília. Ver publicação.

– Iglesias, F., Caldas, L. S., & Rabelo, L. A. T. (2014). Negando ou subestimando problemas ambientais: Barreiras psicológicas ao consumo responsável. Psico45(3), 377-386. Ver publicação.

– Leandro-França, C., Murta, S.G., & Iglesias, F. (2014). Planejamento da aposentadoria: Uma escala de mudança de comportamento. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 15(1), 75-84. Ver publicação.

– Iglesias, F., & Damasceno, R. (2013). Estratégias persuasivas de vendedores: As percepções de consumidores em lojas de varejo. Psicologia: Organizações e Trabalho, 13, 61-76. Ver publicação.

– Pimenta, M. (2013). O uso do crédito pelo consumidor: Percepções multifacetadas de um fenômeno intertemporal (Dissertação de mestrado). Universidade de Brasília, Brasília. Ver publicação.

– Saraiva, R. B., & Iglesias, F. (2013). Julgamentos de plausibilidade e reações emocionais a desculpas. Interação em Psicologia, 17, 163-170. Ver publicação.

– Iglesias, F., Caldas, L. S., & Lemos, S. M. (2013). Publicidade infantil: Uma análise de táticas persuasivas na TV aberta. Psicologia & Sociedade, 25, 134-141. Ver publicação.

– Neto, I. L., Iglesias, F., & Günther, H. (2012). Uma medida de justificativas de motoristas para infrações de trânsito. Psico USF, 43, 7-13. Ver publicação.

– Iglesias, F. (2012). Aplicações da psicologia social. Em: A. Rodrigues, E.M. L. Assmar & B. Jablonski (Eds.), Psicologia social (pp. 563-587). Petrópolis: Vozes. Ver publicação.

– Neves, L.M.G.S. (2012). Atribuições causais e reclamações de alunos: A relação de serviço no ensino médio e profissional (Dissertação de mestrado). Universidade de Brasília, Brasília. Ver publicação.

– Pilati, R., Iglesias, F., Lima, B. R. D., & Simone, C. V. D. (2010). Experimentos de campo em comportamento prosocial: Sexo, densidade e grupo cultural. Psicologia: Teoria e Pesquisa26(2), 361-370. Ver publicação.

– Iglesias, F., & Günther, H. (2009). A espera na vida urbana: Uma análise psicossocial das filas. Psicologia em Estudo, 14, 537-545, 2009. Ver publicação.

– Iglesias, F. (2008). Desengajamento moral. In A. Bandura, R. Azzi & S. Polydoro (Eds.), Teoria social cognitiva: Conceitos básicos (pp.165-176). Porto Alegre: Artmed.

– Iglesias, F., & Günther, H. (2007). Normas, justiça, atribuição e poder: Uma revisão e agenda de pesquisa sobre filas de espera. Estudos de Psicologia (Natal), 12, 3-11. Ver publicação.

– Günther, H., Iglesias, F, & Souza, J. M. (2007). Note on the development of a Brazilian version of a noise annoyance scale. Journal of Sound and Vibration, 308, 343-347. Ver publicação.

– Iglesias, F., & Alfinito, S. (2006). A abordagem multi-metodológica em comportamento do consumidor: Dois programas de pesquisa na área de serviços. Psicologia: Organizaçõe e Trabalho, 6, 138-165. Ver publicação.

– Iglesias, F. (2001). Infrações e acidentes: Tentativas de explicação e de redução. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 53, 112-124.