Sobre o Influência

Laboratório de Psicologia Social, Universidade de Brasília

O Influência é um grupo de pesquisa da Universidade de Brasília.

Desenvolvemos estudos aplicados em psicologia social, treinamos pesquisadores e profissionais em metodologia de pesquisa e estatística, e divulgamos conhecimento sobre essas áreas.

Mas o que é influência social?

Psicologia social é a ciência da influência social – a maneira como influenciamos e somos influenciados por outras pessoas. Ela inclui o estudo de normas sociais, a mensuração de atitudes, processos de conformidade, de persuasão, fenômenos de cognição social e muitos outros mais conhecidos, como agressão, pro-socialidade e tomada de decisão. Se você procura por uma boa introdução à área, recomendamos o livro Psicologia Social, de David Myers, que utilizamos como base para disciplinas de graduação na Universidade de Brasília (revisão técnica da tradução brasileira feita por Elaine Rabelo Neiva e Fabio Iglesias).

Influência social é um fenômeno plural e seu estudo fornece insights e aplicações a temas importantes como o comportamento do consumidor, o comportamento político, o comportamento pró-ambiental e a segurança pública, entre vários outros que você pode conhecer no menu “Publicações“.

O Influência é coordenado por Fabio Iglesias, Professor e ex-Chefe do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, na Universidade de Brasília. Desenvolvemos nossas atividades no Laboratório de Psicologia Social (LAPSOCIAL), espaço criado em 2009 por Fabio e seu colega Ronaldo Pilati, que supervisionam o trabalho de pesquisadores de pós-doutorado, doutorado, mestrado e graduação, na maior parte vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Nota 6 da CAPES) – www.psto.com.br

Como fazer parte da equipe do Influência?

Se você é aluno de graduação – O caminho mais usual é cursar disciplinas no Depto. de Psicologia Social e do Trabalho, na Universidade de Brasília, revelando interesse e perfil para realizar pesquisas em psicologia social. Já tivemos no Influência, excepcionalmente, alunos que estavam se graduando em outras universidades.

Se você quer ser aluno de pós-graduação – O caminho mais usual é ingressar no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, na Universidade de Brasília (mais detalhes em www.psto.com.br). O Influência conta com alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Se você já é aluno de pós-graduação em outra universidade, pode realizar um estágio de pesquisa no Influência.

Se você é profissional de psicologia ou de outra área e não quer fazer pós-graduação – Bom, esse é um caminho bem menos usual, afinal somos um grupo de pesquisa. Mas se você realmente acha que deve trabalhar conosco, tem o perfil certo e se identifica com tudo o que apresentamos, entre em contato que teremos satisfação em responder.

Não há nada mais prático do que uma boa teoria.

Kurt Lewin (1943)Pai da psicologia social moderna, revelando a falácia dos que separam teoria e prática

Não há nada mais teórico do que um bom método.

Anthony Greenwald (2012)2a geração de psicólogos sociais, mostrando que teorias permitem o desenvolvimento de métodos e que estes geram dados inesperados, gerando novas teorias.